Imagem: Alan Cabello (Pexels)
Lidar com uma doença mental pode ser solitário, pois as pessoas que sofrem dela são facilmente mal compreendidas ou ignoradas. Não reservamos tempo para reconhecer as emoções de nosso ente querido com frequência. Às vezes, obscurecemos o julgamento de que o que a pessoa está exibindo pode ser um comportamento ruim ou que ela está sendo histérica, especialmente para adolescentes. Além disso, a maioria das famílias não está preparada para enfrentar o fato de que seu ente querido pode ter uma doença mental. Isso os deixa vulneráveis às opiniões e julgamentos dos outros.
O diagnóstico precoce de algumas dessas condições pode evitar que a situação se agrave. Portanto, amigos e familiares devem procurar sinais que indiquem que alguém está passando por algo mais do que apenas alterações de humor e fadiga. Cada doença mental tem sinais e sintomas únicos, mas existem alguns sinais comuns que você pode observar. Isso o ajudará a tomar uma decisão sobre o tratamento e a encontrar um terapeuta perto de você .
O que é doença mental?
O transtorno de saúde mental é uma ampla gama de condições de saúde que afetam as emoções, o comportamento e o pensamento de um indivíduo. Essas doenças são frequentemente associadas a sofrimento, interações sociais tensas e atividades de trabalho.
Aproximadamente uma em cada oito pessoas vive com uma doença mental . Essa estatística indica que a doença mental está se tornando cada vez mais uma preocupação social primária. As doenças mentais podem assumir qualquer forma, desde as leves, por exemplo, fobias, até as graves, como alucinações e colapsos nervosos. Algumas dessas doenças mentais, como o bipolar, podem ser permanentes, mas podem ser facilmente controladas, especialmente se diagnosticadas precocemente. Portanto, para um diagnóstico precoce, preste atenção a alguns sinais de alerta.
Sinais de alerta comuns de doenças mentais
É difícil identificar se um problema de humor ou uma simples fobia se tornou um problema mental grave. Às vezes, é esperado estar deprimido e triste, por exemplo, depois de perder um ente querido. Ainda assim, se a depressão afetar o funcionamento normal de um indivíduo, ele pode precisar de ajuda profissional. Além disso, algumas doenças mentais podem imitar outras condições médicas, tornando difícil identificá-las. No entanto, os sinais de alerta podem ajudar a determinar se um ente querido tem uma doença mental.
Transtorno de ansiedade
Os transtornos de ansiedade podem ser explicados como sentimentos de estresse extremo e fobias que podem interferir no funcionamento diário de uma pessoa. Os transtornos de ansiedade assumem muitas formas, incluindo transtornos de pânico e transtornos obsessivo-compulsivos. Alguns dos sinais de alerta que podem apontar para o transtorno de ansiedade incluem:
- Tensão e sonolência
- medo e nervosismo
- Sempre antecipando o pior
- Sudorese e falta de ar
- Dores de cabeça e dores de estômago constantes
- Insônia
Desordem depressiva
Depressão e transtornos do humor são doenças mentais comuns caracterizadas por desprazer e sentimentos de desesperança e auto-aversão. Para que um diagnóstico seja feito, esses sentimentos devem existir por um período prolongado. Esta condição também está associada a outras doenças mentais, como bipolar. Aqui estão alguns de seus sinais de alerta:
- Humor desanimado persistente
- auto-negligência
- Perda de interesse em atividades que antes gostava
- Hipersonia ou insônia
- Mudanças extremas de humor
- Pensamentos suicidas
- Doenças físicas persistentes, como dores de cabeça que não respondem aos tratamentos
- Sentimentos de inutilidade e pessimismo
Esquizofrenia ou Transtorno Psicótico
A esquizofrenia afeta a capacidade de pensar e se comportar com clareza. É caracterizada por vários comportamentos, como pensamentos e ações irrealistas, delírios de grandeza e episódios depressivos. O tratamento para esta condição é vitalício e envolve uma combinação de medicamentos e psicoterapia. Alguns sinais de alerta comuns que você deve observar incluem:
- Insônia
- Isolamento
- Alucinações de ouvir vozes a cheirar coisas estranhas
- Grandiosidade e falsas crenças
- Memória fraca
Transtorno dissociativo
O transtorno dissociativo é uma doença mental que envolve a desconexão de um indivíduo da realidade, incluindo seus pensamentos e identidade. Essa desconexão pode causar um distúrbio de personalidade múltipla. Alguns dos sinais de alerta a serem observados incluem:
- Insensibilidade às próprias emoções e às dos outros
- Falta de identidade própria
- Uma sensação de que tudo não é real
- Amnésia em determinados momentos, que inclui esquecer eventos, pessoas ou informações pessoais
- Experiência fora do corpo
Distúrbios pós-traumáticos
Distúrbios relacionados a traumas são comuns, pois todos nós passamos por muitas coisas na vida que nos definem ou nos quebram. Aliviar um evento traumático pode causar ansiedade, colapsos nervosos e até depressão. Os distúrbios traumáticos podem ser intensos e podem ser caracterizados por vários sinais, dependendo do que a pessoa passou. Os sinais de alerta incluem:
- Insônia causada por pesadelos
- Apreensão e alterações de humor
- Dores e aperto muscular
- Retirada dos círculos sociais
- Ansiedade e colapso nervoso
- auto-negligência
- Mudanças no desempenho escolar dos alunos
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
O TDAH é caracterizado por um padrão consistente de baixa concentração, espontaneidade e hiperatividade que pode afetar o funcionamento normal da pessoa. Para adolescentes e adultos serem diagnosticados com TDAH, seus sintomas devem ter começado antes dos 12 anos de idade . No entanto, esses sintomas podem ser facilmente notados em crianças entre 3-6 anos.
Os sintomas de TDAH podem ser facilmente confundidos com indisciplina ou incômodo e podem passar totalmente despercebidos, especialmente em crianças. Como muitas outras doenças mentais, o TDAH pode ser causado por vários fatores, incluindo a genética. Pessoas com TDAH podem apresentar sintomas como:
- Dificuldade em manter o foco que leva a cometer erros evitáveis
- Movimentos desnecessários, como inquietação constante
- Falar excessivamente
- Desempenho ruim na escola
- Impulsividade, o que significa que alguém pode fazer coisas sem pensar
- Poucas habilidades de escuta
- Evitando tarefas que possam exigir foco máximo
- Luta com as seguintes instruções
- Esquecimento
Transtorno bipolar
Bipolar é frequentemente caracterizado por humor elevado e deprimido. As mudanças de humor podem ser muito aleatórias e passar despercebidas. Às vezes, esses sintomas podem ser confundidos com superexcitação, especialmente durante a fase maníaca. Às vezes, as fases depressivas e maníacas podem ocorrer simultaneamente e ser obscurecidas pelo abuso de substâncias, o que pode dificultar o diagnóstico de transtorno bipolar.
Bipolar é frequentemente diagnosticado erroneamente como depressão, especialmente para pessoas com bipolar ll. É porque eles experimentam fases maníacas leves e episódios mais depressivos, e as fases maníacas podem passar despercebidas.
Além disso, o uso de substâncias e o bipolar andam de mãos dadas. A maioria das pessoas que passam pelo transtorno bipolar pode tentar mascarar esses sentimentos e emoções usando uma substância prontamente disponível. Pode tornar mais fácil supor que alguém sofre de um transtorno de substância. Portanto, é essencial estar atento a sinais de alerta, como:
- Raiva e agressividade
- Delírios de grandeza e excesso de confiança
- Entrando e saindo da tristeza
- hiperatividade
- Necessidade reduzida de sono
- Impulsividade
- Mudanças de humor intensas
- Pobre concentração
- Abuso de substâncias
Outros sintomas potenciais que podem apontar para bipolar incluem comer demais, sentir-se preso e ansiedade. Depois de notar esses sinais, certifique-se de procurar ajuda para si mesmo ou para seus entes queridos, pois o transtorno bipolar pode levar a episódios depressivos intensos e, pior ainda, a pensamentos suicidas.
Conclusão
Os sinais de alerta de doenças mentais podem ser difíceis de identificar, pois pode ser fácil presumir que alguém está tendo um dia ruim. No entanto, você notará alguns sinais graves de um distúrbio específico se for meticuloso. Apesar do estigma em torno da doença mental, da saúde mental e dos vários equívocos, a verdade é que todas essas doenças podem ser controladas. No entanto, o estigma às vezes pode impedir o tratamento, especialmente durante o início, quando as pessoas ainda estão em negação.
É essencial que você ou um ente querido procure ajuda imediatamente para evitar que as situações piorem. Embora não haja cura para a maioria dessas doenças mentais, seu manejo é essencial e pode incluir psicoterapia, terapia comportamental e terapia familiar. Essas abordagens ajudam a conter os sintomas, evitando assim que a condição se agrave. Alternativamente, você pode tentar anéis giratórios para reduzir sua ansiedade.
Leia também: