Governo de São Paulo entrega reforma do Museu da Inclusão

A partir do dia 10 de dezembro, o público terá acesso ao novo Museu da Inclusão, com a exposição “Pessoa com deficiência: lutas, direitos e conquistas”. A reforma foi entregue hoje (1º) pelo governo do estado depois de suas instalações internas passarem por restauro e modernização com troca do piso para facilitar a circulação de cadeiras de rodas, troca do piso podotátil, troca da iluminação e adequação do espaço de exposição e dos espaços de atendimento e estudos. As obras começaram em janeiro. O investimento foi de R$ 860 mil.

“Com o museu, a ideia é que, a partir dessa exposição, os visitantes possam refletir sobre a pessoa com deficiência, mudar sua visão e, principalmente, mudar sua atitude em relação a elas. Vamos ver toda a história da pessoa com deficiência nos últimos 40 anos, abrangendo sua luta no mundo e especialmente no Brasil, desde a Constituição de 1980, quando esses cidadãos participaram ativamente do movimento por uma nova Constituição. São fotografias com base na história de muitos ativistas que participaram desse movimento”, explicou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa.

O governo estadual também entregou 91 vans acessíveis para 55 municípios, no âmbito dos programas Nova Frota-SP Não Para e Cidade Acessível. Os veículos possibilitam um transporte seguro e adequado de pessoas com deficiência física que utilizam cadeira de rodas.

Investimento

“As vans adaptadas possuem nove lugares para passageiros, sendo três lugares exclusivos para cadeiras de rodas. [Os carros] são equipados com sistema de elevador para acesso da cadeira de rodas ao veículo, além de ar-condicionado, fixadores e cintos de segurança, garantindo maior mobilidade e conforto. O investimento do estado foi de R$ 32 milhões”, disse a secretária.

As entregas coincidem com o mês em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 3 de dezembro, e abrem o calendário de comemorações da data.

“Além de ser um dia festivo, importante, é um dia para todas as pessoas mudarem seu olhar, garantindo que as pessoas com deficiência tenham espaços acessíveis para exercer seu direito com dignidade”, afirmou Aracélia.

Por Agência Brasil

Deixe seu comentário

Compartilhe