Se você está se preparando para uma entrevista de emprego na área de marketing, parabéns! É um sinal de que seu currículo chamou a atenção dos recrutadores e agora é hora de mostrar suas habilidades pessoais e profissionais. Entretanto, não basta apenas ter experiência, é importante também saber como se preparar para essa entrevista tão importante.
Conforme a pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Walters, 71% dos candidatos convocados para uma entrevista de emprego no Brasil, se preparam de maneira bem superficial, ao darem pouca importância para o processo. Isso aumenta as chances de quem se prepara, ainda mais se está a procura de uma vaga de marketing, o que é mais concorrida.
Pensando em auxiliar os futuros candidatos, disponibilizaremos neste artigo, algumas dicas valiosas para você arrasar na sua próxima entrevista e conquistar a vaga dos seus sonhos. Preparado? Vamos lá!
O que os recrutadores procuram?
Para a vaga de marketing, os recrutadores procuram candidatos que sejam criativos, inovadores e capazes de pensar fora da caixa. Eles também querem ver que os candidatos têm um bom senso de organização e conseguem gerenciar várias tarefas ao mesmo tempo.
Acima de tudo, os recrutadores estão à procura de candidatos que demonstrem paixão por aquela área e que estejam sempre buscando aprender mais sobre o assunto. É sempre bom lembrar que, em qualquer área da comunicação, o estudo precisa ser constante, afinal as tecnologias estão sempre trazendo novidades que podem ser o diferencial no seu currículo.
E o mais importante sobre o que os recrutadores para a uma vaga de marketing é que os candidatos que sejam proativos, que não foquem em pensar apenas na sua função, mas sim a empresa na sua totalidade. Afinal, do que adianta uma marca ter boas ideias para impulsionar campanhas, se o atendimento do cliente final possui carências?
Pensar fora da caixinha e analisar uma empresa como algo único é diferencial importantíssimo. Essa não é uma habilidade que se adquire de uma hora para outra, por isso comece a treinar agora, pois ela fará toda diferença na carreira profissional.
Como me preparar para uma entrevista de marketing?
Marketing é uma área bastante abrangente e, por isso, as entrevistas costumam ser bem específicas. O candidato a uma vaga de marketing deve estar preparado para falar sobre sua experiência em diversas áreas, como criação de campanhas, análise de mercado, gerenciamento de projetos e relacionamento com o cliente.
Para se preparar para uma entrevista de marketing, o candidato deve pesquisar a empresa e o cargo para o qual está se candidatando. É importante ter um bom conhecimento da história da empresa, dos produtos/serviços que ela oferece e dos principais concorrentes. O candidato também deve estar familiarizado com os termos técnicos utilizados na área.
Além disso, é importante chegar à entrevista com exemplos práticos de sucesso nas áreas abordadas. Seja uma experiência que você tenha participado como criador de conteúdo digital ou em um projeto no qual você atuou com destaque, mostre que você possui experiência e conhecimento na área.
Finalmente, é importante estar preparado para responder perguntas sobre suas habilidades pessoais, como trabalho em equipe, resolução de problemas, pensamento criativo e capacidade de lidar com pressão. Seja honesto a respeito de suas habilidades e mostre que você tem as qualificações necessárias para o cargo.
As habilidades técnicas mais requisitadas
Como já vimos anteriormente, para quem almeja uma vaga de marketing, precisa se dedicar bastante. E ter diferenciais também são de suma importância. Para que você possa se destacar perante a sua concorrência, separamos aqui alguns requisitos avaliados em uma entrevista de empresa para a área de comunicação:
- Criação e gerenciamento de campanhas publicitárias;
- Elaboração e execução de estratégias de marketing;
- Análise de mercado e de concorrentes;
- Pesquisa de mercado;
- Identificação de oportunidades;
- Desenvolvimento de produtos e serviços;
- Gestão do relacionamento com os clientes (CRM);
- Inovação;
- Habilidades de SEO e mídia social;
- Conhecimento em estatística e inteligência artificial.
Para nos ajudar com esta questão de habilidades, nós perguntamos a Pedro Amorim, consultor de negócios da Estação Indoor Agência de Marketing Digital, o que pode auxiliar, ainda mais, um candidato, além das habilidades técnicas.
Para o especialista, além dessas habilidades técnicas, é importante que o profissional de marketing possua também algumas habilidades comportamentais, como comunicação assertiva, trabalho em equipe e capacidade de lidar com o stress e pressão.
Ele completa dizendo: “Muitas vezes, mostrando essas habilidades na entrevista da vaga de marketing, elas podem ser mais priorizadas do que as necessidades técnicas, mas é claro que tudo irá depender da avaliação para ocupar que cargo está disponível”.
5 Perguntas frequentes em entrevistas para vaga de marketing
As perguntas a seguir são algumas das mais frequentes em entrevistas para uma vaga de marketing. Prepare-se para elas e garanta a sua vaga!
O que o marketing é para você?
Por mais que pareça uma pergunta boba para uma vaga de marketing, ela em alguns casos é usada para eliminar candidatos.
Para muitas pessoas, o marketing é sinônimo de publicidade e propaganda. Mas, na verdade, essa é apenas uma das ferramentas que podem ser utilizadas para alcançar os objetivos traçados pelo setor. Fale dos benefícios e como você poderá usar essas ferramentas para ajudar uma empresa a alcanças os seus objetivos.
Você já fez alguma campanha de marketing que tenha tido resultados positivos? Conte-nos um pouco sobre isso.
Hora de se autopromover. Não seja individualista! Sempre fale que seu sucesso foi a partir de esforços reunidos com sua equipe, que a partir dela, você se destacou criando resultados mais do que esperados. Por exemplo:
“Sim, eu já fiz algumas campanhas de marketing que tiveram resultados positivos. A última campanha que lidei foi para lançar um novo produto para uma loja X. A Agência colocou nosso time para realizar uma ma grande divulgação nas redes sociais, aonde criamos um vídeo promocional e também enviamos e-mails para nossa lista de contatos. Tudo isso gerou um bom buzz e a campanha teve muito sucesso. Nosso produto esgotou em menos de uma semana!”
Você conhece alguma ferramenta de marketing digital que seja útil para nossa empresa? Conte-nos um pouco sobre isso.
As ferramentas de marketing digital são importantes para ajudar uma empresa a se comunicar com o público-alvo e entender o que está acontecendo no mercado. Existem muitas ferramentas diferentes disponíveis, mas algumas são mais populares do que outras. Algumas das ferramentas mais populares de marketing digital incluem o Google Analytics, as redes sociais e o SEO.
Porém, lembre-se da vaga de marketing que você está se candidatando! Você não precisa falar todos os recursos que sabe. Concentre-se apenas naquela que você acredite ser importantes para o que você esteja se candidatando.
Qual foi o maior desafio que você enfrentou em uma campanha de marketing?
Aqui é o momento em que você coloca sua visão de cenário de mercado. É importante mostrar sua preocupação com os detalhes impostos na sua campanha, para vencer o produto ou serviço concorrente.
Para uma entrevista para uma vaga de marketing é necessário mostre-se calmo e coerente com suas escolhas e mesmo que tenha dado errado, mostre qual foi a intenção que fez escolher por aquele caminho e o porquê errou, mostrando como deveria ter feito. Sinceridade também é diferencial!
Como você usaria os nossos recursos para criar campanhas de sucesso?
Pense com cuidado sobre o seu objetivo. Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente o que está querendo o recrutador para alcançar com esta campanha. Sabendo os detalhes, isso guiará todas as suas decisões e ajudar a manter o foco.
Fale sobre a importância da pesquise a fundo o seu público-alvo. Quanto mais você souber sobre as pessoas que irão impactar com a sua campanha, melhor. Faça uma lista das características principais do seu público e use-as para direcionar as suas ações.
A preparação é o segredo da conquista!
Não importa se é um profissional experiente ou está apenas começando sua carreira, uma entrevista de emprego para uma vaga de marketing pode ser um processo assustador. Mas, se você estiver bem preparado, poderá aproveitar a oportunidade para mostrar o seu verdadeiro potencial para a vaga de marketing.
É importante ter em mente os objetivos que você deseja alcançar: primeiro, esteja ciente do que o mercado espera de um profissional de marketing e quais são as principais responsabilidades do cargo. Em seguida, examine as suas experiências anteriores e determine como elas podem ser relevantes para a vaga de marketing. Por fim, faça um brainstorming sobre as principais perguntas que você pode ser questionado durante a entrevista e pense em como responderá de forma clara e coerente.
Com esses três passos em mente, você estará bem equipado para enfrentar qualquer entrevista de marketing. Lembre-se, estar bem preparado é o segredo para o sucesso em qualquer entrevista.