Não é de hoje que as criptomoedas estão com os holofotes todos voltados para elas, chamando a atenção de investidores do mundo inteiro. Mas, será que esse é um investimento seguro? Só vale a pena investir em Bitcoin? Como saber quais as melhores criptomoedas? Saiba a resposta para isso tudo e muito mais neste artigo.
A volatilidade dos preços, as rápidas e expressivas valorizações, são só alguns dos motivos que vêm aumentando o interesse pelas criptomoedas, além de torná-las o centro das discussões entre investidores mundo afora.
Mas, antes de qualquer coisa, é muito importante saber que quando falamos em criptomoedas, não nos referimos apenas ao Bitcoin, pois existem muitas outras no mercado. E, claro, quem pretende começar a investir nessas moedas digitais, precisa conhecer algumas delas.
Porém, antes ainda de conhecermos outras moedas digitais, vale saber o que significa criptomoeda que, nada mais é que um tipo de moeda como Real ou Dólar, só que digital, gerada através de uma tecnologia chamada blockchain, além disso, ela é descentralizada, ou seja, não é regulada por governos, bancos ou empresas, sendo possível negociá-la sem nenhum intermediário, como bancos ou instituições financeiras.
Quais são as principais criptomoedas do mercado?
Para conseguir saber quais as melhores criptomoedas do mercado, antes, é preciso considerar sua liquidez.
Para quem não sabe, a liquidez é a capacidade de uma criptomoeda ser comprada ou vendida, ou seja, a facilidade que o investidor tem de transformar o ativo em dinheiro, de negociá-la.
Assim sendo, a liquidez está diretamente ligada a procura por determinada moeda, quanto maior a liquidez, mais a moeda é valorizada.
E no mercado das criptomoedas, o ativo com maior liquidez é o bitcoin que, além de ser a moeda mais conhecida, também é a moeda mais negociada.
Mas, atualmente, existem milhares de criptomoedas em circulação no mercado, e em termos de valor de mercado, as principais criptomoedas são:
Bitcoin (BTC)
O Bitcoin é uma moeda digital, descentralizada, que surgiu em 2008 como uma resposta à crise financeira, com a ideia de substituir o dinheiro físico que usamos. Sem dúvida, atualmente, é a principal criptomoeda em circulação e em valor de mercado.
Ether (ETH)
Diferente do Bitcoin, o Ether não foi criado para ser uma moeda digital, mas um ativo para recompensar os desenvolvedores que usam a plataforma Ethereum. É a segunda maior criptomoeda do mundo em valor de mercado.
Binance Coin (BNB)
Lançada em 2017, a Binance Coin é a criptomoeda nativa da rede Binance Smart Chain (BSC), uma Blockchain desenvolvida e mantida pela Binance. Conhecida por ser de fácil uso e baixo custo de transação, ela tem se tornado cada vez mais uma alternativa à Ether, que vem sofrendo congestionamento da sua rede, o que acabou elevando muito suas taxas de transação.
Stellar (XLM)
A Stellar é uma criptomoeda lançada em 2013, com o objetivo de facilitar a transferência de dinheiro, de forma rápida, segura e eficiente. Embora o mercado das criptomoedas, de uma forma geral, tenha sido impactado pela crise mundial, a Stellar hoje é um ativo que merece que fique de olho.
Enfim, essas são algumas das melhores criptomoedas do mercado. Segundo especialistas, a hora de investir nessas moedas digitais é agora, que estão em baixa e a tendência é que, de uma hora para outra, apresentem uma supervalorização, que é o que costuma acontecer após um período de queda.