10 maneiras de manter a faísca acesa em um relacionamento

Imagem: Vjapratama (Pexels)

Então, você está em um relacionamento de longo prazo , não sei, PARA SEMPRE . Você viveu seu encontro fofo, passou pela primeira luta e depois pela segunda, terceira, quarta e 100ª (esperançosamente ilesa), e agora você está no final do filme quando a cena final escurece, os créditos rolam e, infelizmente, a comédia romântica termina. É apenas a vida real agora – são horários , listas de tarefas , madrugadas passadas trabalhando, despertadores cedo , pratos para lavar e recados para fazer. Então, como você mantém o romance quando a comédia romântica se torna, bem, a vida real?

Claro, agendar um jantar chique à luz de velas para o qual você realmente depila as pernas ou uma escapadela de fim de semana com sol e muitas margaritas pode trazer temporariamente a chama de um relacionamento de volta, mas que tal manter a chama viva em sua rotina diária mundana – quando não há praias brancas ou margaritas picantes, quando você não está comendo bife e bebendo vinho tinto à luz de velas, e quando suas pernas estão se aventurando mais no lado do lobisomem do que no humano? A preguiçosa dentro de mim estremece com a seguinte afirmação, mas a verdade é que manter a centelha viva em um LTR dá  trabalho. A boa notícia é (porque você sabe que eu sou o tipo de garota que gosta de copo meio cheio) se você estiver com a pessoa certa (atrevo-me a dizer, “ The One”), não vai parecer muito com o trabalho. .

Por que as pessoas perdem “a centelha” de qualquer maneira?

Longas distâncias, horários contraditórios ou ressentimentos crescentes são razões comuns pelas quais os casais perdem sua centelha – também conhecida como química ou uma conexão particularmente forte. Mas a verdade é que, mesmo nos melhores relacionamentos, o romance diminuirá se você não estiver trabalhando nisso. Se você é científico (obviamente não sou), pense nisso como um músculo – quando você não o trabalha ativamente, ele enfraquece. Com o passar dos dias, meses e anos, borboletas se transformam em listas de tarefas e um relacionamento pode se tornar uma rotina. Seja por causa do trabalho, obrigações ou filhos, a vida fica opressiva e ocupada. Ter um parceiro que é a única coisa constante ou certa em sua vida é ótimo – digno de rom-com, até! – mas também pode tornar mais fácil colocar seu parceiro e seu relacionamento mais abaixo na lista de prioridades quando você sabe que eles são um dado adquirido.

A falta de tempo de qualidade juntos e menos foco no relacionamento podem fazer com que ambos se sintam um pouco insatisfeitos, desvalorizados ou, pior ainda, infelizes. Volte para sua comédia romântica e, para citar Taylor Swift (também conhecida como a única pessoa que meu eu de 13 anos precisava consultar sobre dúvidas amorosas), faça “Sparks Fly” novamente com essas 10 maneiras de manter o romance em seu relacionamento :

Como manter viva a centelha em um relacionamento

1. Peça algo novo toda semana

O primeiro passo para manter a centelha viva é saber o que “a centelha” significa para você. É provável que o que faz você se sentir amado e apreciado seja diferente do que faz seu parceiro se sentir amado e apreciado, já que todos nós temos linguagens de amor diferentes . Isso significa que também damos e demonstramos amor de maneiras diferentes. Em vez de esperar que seu parceiro demonstre amor da maneira que você deseja ou sentir ressentimento quando não o faz, confie em seu relacionamento o suficiente para pedir o que deseja.

Tente transformá-lo em um jogo – no início de cada semana, pense em algo superespecífico em que cada um de vocês deve trabalhar naquela semana. Talvez você queira que eles planejem um encontro surpresa, tragam flores para casa um dia ou elogiem sua aparência. Talvez eles queiram mais tempo sozinhos com você ou feedback mais positivo sobre o trabalho deles. Pode ser que dure apenas uma semana, mas as ações ensinarão ao seu parceiro não apenas o que faz você  se sentir amado, mas  como fazer você se sentir amado. Fazer algo uma ou duas vezes, seja planejando um encontro noturno ou elogiando a cor ~ marcante ~ dos seus olhos, se tornará um hábito se eles virem como você fica feliz quando realmente o fazem.

2. Desligue o telefone

Tudo bem, então talvez este seja um pouco clichê. Quero dizer, desde que você era um pré-adolescente na mesa de jantar, você foi instruído a guardar o telefone – você já ouviu isso de sua mãe o suficiente e definitivamente não precisa ouvir isso de mim. Se eu sei alguma coisa sobre o vício em telefone celular (e sei), sei como é fácil para aquele pequeno iPhone astuto se inserir quando você está assistindo Netflix , dirigindo o carro ou *Deus me livre* jantando juntos. Por mais indiferente que possa parecer um pergaminho do TikTok, considere cada minuto que vocês têm juntos precioso. Guarde os telefones quando estiver fazendo uma refeição, uma conversa ou uma boa e velha sessão de observação compulsiva . Fique presente sempre que estiverem juntos.

3. Faça contato visual

O romance não precisa ser iniciado por meio de grandes gestos ou demonstrações públicas de afeto – a intimidade acontece nos pequenos momentos. Fazer contato visual com seu parceiro realmente tem respaldo científico (veja, eu posso ser científico!) – fazer contato visual realmente produz sincronia neural e libera oxitocina. Em termos que não saíram de um livro de química, seu cérebro se sente mais conectado com outra pessoa através do contato visual.

Quando estiver falando, concentre-se em fazer contato visual para que seu parceiro saiba que você está ouvindo e para se conectar melhor com você (novamente, guarde o maldito telefone!) Mas também tente encontrar os momentos menores em que você pode fazer contato visual – quando você está em uma sala lotada ou em uma festa, tente olhar nos olhos do outro lado da sala (há uma razão para ser um encontro fofo clássico de comédia romântica!), Ou mantenha contato visual por mais tempo do que normalmente em situações aleatórias (mas não o suficiente para se tornar um assassino em série – 10 segundos de contato visual e um sorrisinho fofo é o suficiente).

4. Tente algo novo juntos

Esteja você interessado em viajar para um novo lugar ou se inscrever em uma nova aula de culinária, abandone seus hábitos normais. Quando estamos presos a uma rotina, geralmente nos sentimos insensíveis a muitas das razões pelas quais amamos e apreciamos nosso Sig Oth (o meu definitivamente  aprecia o fato de ocasionalmente me referir a ele como meu “Sig Oth”). Tentar algo novo não será apenas divertido e emocionante, mas ver seu parceiro em um ambiente totalmente novo ensinará a você coisas que você nunca soube sobre ele e / ou o lembrará por que você se apaixonou por ele em primeiro lugar. Você pode, de fato, se apaixonar por eles novamente… você foi avisado!

5. Passe um tempo separados

Se o seu relacionamento normal é passar todos os momentos acordados como Mary Kate e Ashley (por volta do início dos anos 2000, é claro), ou se você vive a quilômetros de distância há anos, o tempo separado pode ser uma coisa boa. Mesmo que seja apenas uma hora em uma aula de ioga quente ou um fim de semana fora em uma viagem de garotas , passar algum tempo longe um do outro dará ao seu parceiro espaço para sentir sua falta, e vice-versa. Fazer suas próprias coisas também lhe dará algo novo para colocar em dia e conversar, quebrando a rotina habitual. Nem preciso falar de autocuidado , mas tirar um tempo para você e fazer o que  você  quer de vez em quando vai aumentar sua confiança.. E todos nós sabemos o que acontece quando uma mulher lidera com confiança… olá, faísca!

6. Inicie uma conversa

Quando foi a última vez que você teve uma  conversa real  com seu parceiro? Uma conversa que não envolvia listas de tarefas ou acontecia poucos minutos antes de dormir? Compartilhar uma conexão real e emocional significa conversar sobre o seu futuro, se importar com o que o outro está pensando, sonhar acordado juntos ou se reconectar sobre suas necessidades no relacionamento. Se suas únicas conversas hoje em dia começam com “Como foi o trabalho?” ou “Aqui está o que temos que fazer amanhã”, tente iniciar uma conversa mais profunda.

Durante o jantar, pergunte: “O que você tem medo de tentar, mas quer fazer?” ou quando você for para a cama, pergunte: “Qual é a sua coisa favorita em nosso relacionamento?” Psicologicamente, são necessárias cinco experiências boas para cada experiência negativa (como uma briga ou desentendimento) para que você sinta que está em um relacionamento feliz e emocionante. Embora fique difícil, procure que a maioria das conversas seja interessante, engraçada ou agradável. O resto pode ser a programação mundana, desentendimentos ou rotina.

7. Beijo

Lembra quando você era adolescente e dar uns amassos nos armários era tipo,  a coisa certa  a se fazer? E foi tão ridiculamente emocionante porque era  a única  coisa a fazer? Os tempos com certeza mudaram (graças a Deus), mas certifique-se de que beijar ainda faz parte do seu relacionamento. Não quero dizer beijos em geral (espero que você não esteja nos termos de Mulheres Bonitas  ), quero dizer beijos espontâneos e significativos, como na época do ensino médio. Não limite o beijo a ser apenas um meio de dizer olá e adeus, ou como uma forma de iniciar a intimidade . Beije profunda e apaixonadamente quando não houver nenhuma expectativa ou motivo – quando você estiver saindo para jantar, no meio de uma conversa ou apenas para lembrá-los aleatoriamente de que os ama.

8. Faça do riso uma prioridade

Rir pode ser o melhor remédio, mas também é o segredo mais bem guardado para manter viva a chama. Você conhece aqueles momentos em que brinca sobre uma briga ou um incidente como: “Algum dia vamos rir disso?” Por que esperar até algum dia? Se vocês estão juntos há muito tempo, não há nada que você precise levar muito  a sério – quando puder, veja o humor em seus desentendimentos ou momentos desconfortáveis.

Assista a algo que você sabe que vai fazer vocês dois rirem e criar piadas internas tanto quanto você se preocupa em construir confiança. Traga memórias engraçadas, envie ao seu parceiro memes fiéis ao seu humor compartilhado e provoque um ao outro como os alunos do ensino médio flertam. A vida é muito curta para levar qualquer coisa muito a sério, especialmente quando isso mata sua centelha.

9. Tente impressionar um ao outro

Se você está em um LTR, seu parceiro provavelmente o viu durante o inchaço pós-Taco-Bell, o dia pesado do inferno em seu período e talvez até o nascimento de um ou dois filhos. Claro, seu parceiro provavelmente já viu você no seu pior – afinal, amar é ver alguém no seu pior e ainda tratá-lo como se estivesse no seu melhor. Mas lembra dos dias em que você costumava se vestir para eles? Talvez você colocasse uma maquiagem completa apenas para assistir a um filme juntos no começo ou usasse seu vestido mais bonito para um jantar casual. Canalize o mesmo desejo de impressioná-los e faça algum esforço para parecer e se sentir melhor, seja passando óleo corporal após o banho (também funciona como autocuidado !), Ou usando um par de saltos altos para um jantar.

Agora, vocês dois precisam estar na mesma página para este. Se você se esforçar e seu parceiro não se importar em notar ou não tentar impressioná-  lo , você está fadado a se sentir desvalorizado. Se ela é o tipo de pessoa que faz questão de te dizer o quanto você é linda mesmo quando  não  usa salto ou contorno perfeito (quem se importa com isso, né?), e se ela quer sempre te deixar orgulhosa e impressioná-lo, eles merecem um pouco de esforço extra de vez em quando, o que quer que esse esforço signifique para você.

10. Faça uma mudança em vez de esperar que seu parceiro o faça.

Se você quer que seu parceiro diga ou faça coisas mais românticas, pode parecer muito irritante se você constantemente pedir a ele para lhe dar mais. Em vez de pedir o tempo todo, pense em quanto mais  você  pode dar ao seu parceiro. Quando você está com a pessoa certa, ela notará seu esforço extra e se sentirá inspirada a retribuir um esforço extra. Seja generoso com o carinho, e se você os ama incondicionalmente, prove.

Se tudo mais falhar, pense nos comportamentos que vocês dois tiveram no início do relacionamento. Pense em como você pensava neles, como os tratava, o quanto queria fazê-los felizes. Se você agir como se fosse o começo, talvez nunca tenha um fim. *Cue os felizes para sempre*

Deixe seu comentário

Compartilhe